Entrevistas

Dr. Filipe Palavra apela à participação no 2.º episódio do Talking Heads
Dr. Filipe Palavra
14 Set. 2021

Já no próximo dia 16 de setembro, pelas 19h30, será lançado o 2.º episódio do programa Talking Heads, sob o mote "Podemos ir mais além na avaliação do sucesso terapêutico na enxaqueca?", promovido pela Lilly. Assista ao vídeo.

Ablação tumoral por laser é uma arma “extremamente eficaz no combate aos tumores cerebrais"
Dr. Alfredo Calheiro
09 Ago. 2021

“É um tratamento que oferece mais segurança, menos riscos, menos tempo de internamento e maior qualidade de vida”, destaca o Dr. Alfredo Calheiro, diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), em relação à ablação tumoral por laser. Em entrevista à My Neurologia, o especialista aborda a importância e os benefícios desta nova tecnologia no tratamento em Portugal.

CONSANAS Hospital da Prelada: “Há vida depois do AVC”
Dr. Renato Nunes
25 Jun. 2021

Com décadas de história na reabilitação de doentes, o CONSANAS Hospital da Prelada desenvolveu, através de uma parceria internacional entre a Misericórdia do Porto e a Boehringer Ingelheim Healthcare Management Portugal, um projeto inovador especializado na reabilitação do doente com acidente vascular cerebral (AVC). O Dr. Renato Nunes, coordenador clínico, abriu as portas do centro especializado à My Neurologia, e explicou como a vocação do centro, segundo o próprio, é promover que “uma mudança do estado de saúde (do doente) se traduza em algo que lhe traga maior capacidade de participar ativamente na sociedade”. Assista ao vídeo.

Dr. Filipe Palavra apela à participação no Talking Heads
Dr. Filipe Palavra
21 Jun. 2021

“Qual o valor da inovação científica na enxaqueca?" é o tema do primeiro episódio da sessão Talking Heads - Neurologia em Debate, promovido pela Lilly, que decorre já no próximo dia 28 de junho, às 19h30. 

15.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria: "Uma revisão alargada da realidade atual"
Dr.ª Sofia Quintas
17 maio 2021

O 15.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria decorreu de 12 a 14 de maio. Neste sentido, a My Neurologia foi falar com a Dr.ª Sofia Quintas, neuropediatra e membro da Comissão Organizadora do Congresso, sobre a temática principal da reunião “Epilepsia dos 0 aos 18 anos”, e os objetivos do evento. Leia a entrevista completa.

Avaliação do impacto socioeconómico da enxaqueca
Prof.ª Céu Mateus
11 maio 2021

Um estudo português que procurou avaliar o impacto da enxaqueca na vida pessoal e profissional dos doentes será o foco da intervenção da Prof.ª Céu Mateus, professora catedrática de Economia da Saúde na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, no evento “When innovation targets Migraine”. A iniciativa, apoiada pela Novartis, está agendada para 13 de maio e conta ainda com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Veja o vídeo da entrevista em webinar.innovationinmigraine.pt.

O papel do CGRP e do seu recetor na fisiopatologia da enxaqueca
Professor Peter Goadsby
10 maio 2021

Distinguido em março deste ano com o Brain Prize 2021, o Professor Peter Goadsby, professor de Neurologia no King’s College London’s Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience (IoPPN), marcará presença no evento “When innovation targets Migraine”, agendado para o próximo dia 13 de maio. Neste evento, o investigador falará do impacto que a descoberta do CGRP (péptido relacionado com o gene da calcitonina) teve no desenvolvimento de novas possibilidades terapêuticas para a enxaqueca.

Anticorpos monoclonais que atuam na via do CGRP inauguram uma nova era no tratamento da enxaqueca
Beatriz Freitas-Branco
07 maio 2021

Com um mecanismo de ação “mais específico e dirigido a um alvo terapêutico”, os novos fármacos recentemente aprovados como abordagem profilática da enxaqueca resultam de “uma tecnologia avançada e de uma investigação específica da fisiopatologia” da doença. Estes e outros temas estarão em destaque durante a sessão “Changing the clinical landscape” integrada no evento “When innovation targets migraine”, agendado para o dia 13 de maio.

“Financiamento do erenumab é uma mais-valia”
Prof.ª Doutora Raquel Gil Gouveia
12 Abr. 2021

O erenumab “é um fármaco com uma boa taxa de resposta, é muito bem tolerado e é fácil de administrar”, considera a Prof.ª Doutora Raquel Gil Gouveia. Em entrevista à My Neurologia, a especialista, que integra o Centro de Cefaleias do Hospital da Luz, congratulou-se com a aprovação do financiamento daquele medicamento para o tratamento de doentes com enxaqueca.

“As pessoas com enxaqueca merecem este fármaco”
Dr.ª Isabel Luzeiro
12 Abr. 2021

“O erenumab representa um avanço estrondoso para o tratamento da enxaqueca”. A afirmação é da Dr.ª Isabel Luzeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), que, em declarações à My Neurologia, abordou as vantagens deste fármaco, bem como quais os avanços que veio trazer a nível científico. Veja a entrevista completa.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

PUB

Apoios

LillyNovartisSanofi