Entrevistas
O evento Trust 4Life decorreu no dia 28 de maio, em Cascais, e contou com a participação da Prof.ª Doutora Maria José Sá no painel de discussão da sessão “Pensar em conjunto o tratamento da EM”. Em entrevista, a especialista destacou o papel da terapêutica na mudança de paradigma da esclerose múltipla (EM). Veja o depoimento em vídeo.
O Prof. Doutor João Cerqueira marcou presença no evento Trust4Life, promovido pela Merck, sobre os quatro anos de utilização da cladribina em Portugal. O especialista do Hospital de Braga juntou-se à Dr.ª Mariana Santos para apresentar a experiência recente do fármaco na prática clínica. Em entrevista à My Neurologia, partilha os destaques da sessão que se denomina como uma “promessa cumprida”.
“Para além das TMDs: O impacto de outros fatores na qualidade de vida” é o tema da comunicação da Dr.ª Raquel Samões, inserida no evento que assinala os quatro anos de utilização de cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM), em Portugal. Em entrevista, a especialista, do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), sublinhou os pontos-chave da sua preleção. Veja o vídeo.
“Foi uma sessão com uma perspetiva económica dos medicamentos de terapêutica modificadora da doença para a esclerose múltipla (EM).” Palavras da Dr.ª Celina Rodrigues, que esteve presente na sessão “Pensar além do tratamento da EM” do evento Trust 4 Life, promovido pela Merck. Em entrevista, a especialista do Centro Hospitalar Lisboa Central frisou o ponto de vista dos custos terapêuticos. Veja o vídeo.
O uso precoce de terapêuticas modificadoras da doença (TMD) de elevada eficácia foi o tema destacado pelo Dr. Pedro Abreu, do Hospital de São João, na reunião que assinala os quatros anos de utilização de cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM), em Portugal. Em vídeo, o médico resume as principais mensagens da sua apresentação. Veja o depoimento.
“O objetivo desta reunião foi claramente fomentar uma discussão e reflexão sobre o papel da cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM)”. Palavras do Dr. Pedro Moura, managing diretor da Merck, sobre a reunião Trust 4 Life, decorrida no passado dia 28 de maio, em Cascais. Assista ao depoimento em vídeo.
No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, celebrado hoje, dia 30 de maio, a Prof.ª Doutora Maria José Sá, diretora do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), deu uma entrevista à My Neurologia, onde partilha o contexto atual da doença em Portugal. Veja o depoimento.
A Dr.ª Maria do Rosário Zincke, vice-presidente da Instituição Alzheimer Portugal, garante existirem boas bases para serem implementadas um percurso de cuidados que valorizem o cuidador informal. Todavia, indica que a principal tarefa se apresenta na demonstração quanto à importância do cuidador informal nesse mesmo percurso de cuidados estabelecidos. Assista à entrevista.
“Há a necessidade clara de novas ferramentas para o diagnóstico e a estratificação de pessoas com Alzheimer”, ideia principal partilhada pelo diretor executivo da empresa portuguesa de Biotecnologia sediada no Porto e em Oxford, Reino Unido, a iLoF – Intelligent Lab on Fiber, Dr. Luís Valente, destacando que “o uso de fluidos periféricos como o sangue é um dos recursos que neste momento se posiciona como a solução certa”. Assista à entrevista.
O Dr. Filipe Palavra, neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi um dos palestrantes numa mesa-redonda do Fórum de Neurologia que retratou três casos clínicos alusivos a distintas fases do Homem, começando pelo momento em que se é criança até à idade adulta. Incutiu-lhe o caso de um adolescente em que o diagnóstico concluiu tratar-se de uma epilepsia mioclónica progressiva, sendo esta uma doença rara “que aparece sempre nas listas de diagnóstico diferencial”. Assista à entrevista.