Entrevistas

As novas opções terapêuticas e os novos caminhos que trazem às pessoas com esclerose múltipla
Luís Isidoro
27 Ago. 2024

Com o tema “EM controlada: estamos a atuar no momento certo? A propósito de um caso clínico: um doente com EM de moderada atividade”, Luís Isidoro, especialista em Neurologia na ULS de Viseu/Dão Lafões, foi um dos palestrantes do “2.º Encontro de Esclerose Múltipla dos Hospitais da Zona Centro”, organizado pela Novartis. “Os neurologistas que tratam a esclerose múltipla têm, a meu ver, abandonado progressivamente uma certa inércia terapêutica passada”, salienta.

Novo anti-CGRP é “muito rápido e eficiente” no tratamento preventivo da enxaqueca
Raquel Gil-Gouveia
17 Jun. 2024

Em entrevista à News Farma, Raquel Gil-Gouveia explica as vantagens do novo anticorpo monoclonal dirigido ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (anti-CGRP) no tratamento preventivo da enxaqueca. A especialista moderou o simpósio promovido pela Lundbeck, intitulado “O Tratamento Revolucionário para a Enxaqueca”, na Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, dia 3 de maio, em Lagos. Assista ao vídeo.

Tratamento preventivo da enxaqueca: “Quanto mais depressa tivermos uma resposta, maior será a satisfação dos doentes e maior será a adesão”
Elsa Parreira
17 Jun. 2024

A propósito da sua intervenção no simpósio promovido pela Lundbeck, na Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, Elsa Parreira conversou com News Farma sobre o que distingue o novo anticorpo monoclonal dirigido ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (anti-CGRP) no tratamento preventivo da enxaqueca. A Reunião aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, em Lagos. Veja a entrevista.

“Resultados a seis anos do ensaio ALITHIOS oferecem uma visão promissora na gestão” da EM recidivante
Pedro Abreu
09 maio 2024

Os resultados a seis anos do ensaio ALITHIOS foram apresentados na reunião anual da American Academy of Neurology, que decorreu de 13 a18 de abril em Denver, EUA. Em entrevista à News Farma, Pedro Abreu, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, comentou os principais resultados deste ensaio, destacando a importância de escolher terapias eficazes desde o início de forma a garantir a redução da atividade da esclerose múltipla (EM) por surtos.

“Efeito sustentado a longo prazo” da cladribina no controlo da atividade da doença
Mariana Santos
02 maio 2024

“Efeitos para além das dinâmicas linfocitárias” foi o tópico apresentado pela palestrante Mariana Santos, da ULS Amadora-Sintra, no simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril, no âmbito da Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM). A especialista em Neurologia partilhou com a News Farma uma síntese da sua intervenção. Veja o vídeo.

Neurofilamentos são um “bom biomarcador” na tomada de decisão na continuidade de tratamento com cladribina
Sónia Batista
02 maio 2024

A Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM) foi palco do simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril. A News Farma falou com Sónia Batista, da ULS Coimbra, que destacou as mensagens-chave da sua apresentação, intitulada “IRT ao longo do percurso terapêutico da EM”. Assista ao vídeo.

Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
Beatriz Freitas-Branco
29 Abr. 2024

Uma equipa de cientistas liderada pela Universidade de Coimbra conseguiu criar células estaminais humanas, a partir de células da pele, que têm potencial para o tratamento de longa duração da doença de Machado-Joseph.

“Espero que num futuro muito breve consigamos colocar na rotina a monitorização clínica dos doentes através dos biomarcadores”
Joana Guimarães
23 Abr. 2024

Joana Guimarães, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, partilhou uma visão otimista sobre o papel dos neurofilamentos na prática clínica em Portugal. Questionada pela News Farma, a especialista expressou a esperança de que num futuro próximo, os neurofilamentos se tornem algo rotineiro na monitorização clínica dos doentes com esclerose múltipla (EM).

Os neurofilamentos são “uma monitorização da qual não podemos fugir"
Maria José de Sá
23 Abr. 2024

"Reimaginamos juntos a inovação na Esclerose Múltipla" foi o tema do encontro, que no dia 24 de fevereiro, em Lisboa, abordou vários tópicos cruciais, incluindo biomarcadores, oportunidades na reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a experiência prática de dois anos com ofatumumab, em Portugal. Em entrevista à News Farma, Maria José de Sá, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), expressou a importância deste tipo de eventos para a comunidade médica e científica.

Os neurofilamentos são “um biomarcador simples de utilizar, prático e rápido”
Sónia Batista e Pedro Abreu
23 Abr. 2024

Sónia Batista, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, e Pedro Abreu, da ULS de São João, foram os protagonistas da sessão de Prós e Contras sobre “Neurofilamentos na prática clínica”, inserida no evento "Reimaginamos juntos a inovação na esclerose múltipla (EM)", que decorreu no dia 24 de fevereiro, em Lisboa. Em entrevista à News Farma, os neurologistas explicaram as suas visões, ambas convergentes nas enormes oportunidades desta abordagem inovadora.

Apoios

LundbeckRocheRoche