Entrevistas

“Resultados a seis anos do ensaio ALITHIOS oferecem uma visão promissora na gestão” da EM recidivante
Pedro Abreu
09 maio 2024

Os resultados a seis anos do ensaio ALITHIOS foram apresentados na reunião anual da American Academy of Neurology, que decorreu de 13 a18 de abril em Denver, EUA. Em entrevista à News Farma, Pedro Abreu, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, comentou os principais resultados deste ensaio, destacando a importância de escolher terapias eficazes desde o início de forma a garantir a redução da atividade da esclerose múltipla (EM) por surtos.

“Efeito sustentado a longo prazo” da cladribina no controlo da atividade da doença
Mariana Santos
02 maio 2024

“Efeitos para além das dinâmicas linfocitárias” foi o tópico apresentado pela palestrante Mariana Santos, da ULS Amadora-Sintra, no simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril, no âmbito da Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM). A especialista em Neurologia partilhou com a News Farma uma síntese da sua intervenção. Veja o vídeo.

Neurofilamentos são um “bom biomarcador” na tomada de decisão na continuidade de tratamento com cladribina
Sónia Batista
02 maio 2024

A Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM) foi palco do simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril. A News Farma falou com Sónia Batista, da ULS Coimbra, que destacou as mensagens-chave da sua apresentação, intitulada “IRT ao longo do percurso terapêutico da EM”. Assista ao vídeo.

Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
Beatriz Freitas-Branco
29 Abr. 2024

Uma equipa de cientistas liderada pela Universidade de Coimbra conseguiu criar células estaminais humanas, a partir de células da pele, que têm potencial para o tratamento de longa duração da doença de Machado-Joseph.

“Espero que num futuro muito breve consigamos colocar na rotina a monitorização clínica dos doentes através dos biomarcadores”
Joana Guimarães
23 Abr. 2024

Joana Guimarães, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, partilhou uma visão otimista sobre o papel dos neurofilamentos na prática clínica em Portugal. Questionada pela News Farma, a especialista expressou a esperança de que num futuro próximo, os neurofilamentos se tornem algo rotineiro na monitorização clínica dos doentes com esclerose múltipla (EM).

Os neurofilamentos são “uma monitorização da qual não podemos fugir"
Maria José de Sá
23 Abr. 2024

"Reimaginamos juntos a inovação na Esclerose Múltipla" foi o tema do encontro, que no dia 24 de fevereiro, em Lisboa, abordou vários tópicos cruciais, incluindo biomarcadores, oportunidades na reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a experiência prática de dois anos com ofatumumab, em Portugal. Em entrevista à News Farma, Maria José de Sá, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), expressou a importância deste tipo de eventos para a comunidade médica e científica.

Os neurofilamentos são “um biomarcador simples de utilizar, prático e rápido”
Sónia Batista e Pedro Abreu
23 Abr. 2024

Sónia Batista, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, e Pedro Abreu, da ULS de São João, foram os protagonistas da sessão de Prós e Contras sobre “Neurofilamentos na prática clínica”, inserida no evento "Reimaginamos juntos a inovação na esclerose múltipla (EM)", que decorreu no dia 24 de fevereiro, em Lisboa. Em entrevista à News Farma, os neurologistas explicaram as suas visões, ambas convergentes nas enormes oportunidades desta abordagem inovadora.

Estudo observacional com ofatumumab vai ser “muito importante para a produção de dados portugueses”
João Cerqueira
23 Abr. 2024

“NVS Talk: Regresso ao futuro com Ofatumumab” foi o tema da preleção de João Cerqueira, neurologista no Hospital de Braga. O especialista resumiu à News Farma as principais mensagens da sua comunicação, destacando “o início do recrutamento para o estudo observacional, que vai juntar 14 centros portugueses”.

“Os neurofilamentos eram um marcador que desejávamos há muito e que vão facilitar bastante a prática clínica”
Carla Cecília Nunes
22 Abr. 2024

Carla Cecília Nunes foi convidada pela Novartis a palestrar no simpósio “Missão EM Controlada: para o NEDA-3 e mais além”, que tomou lugar na Reunião do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) 2024. A especialista da Unidade Local de Saúde de Coimbra expressa a importância da inovação que os neurofilamentos transportam para prática clínica, em diferentes fases da gestão da doença.

EM: conceito de doença controlada e novos métodos de controlo em ascensão
João Sequeira
22 Abr. 2024

“Estamos num caminho entre a forma como controlamos a doença na prática clínica e como aspiramos a controlar no futuro”, afirma João Sequeira, interveniente do simpósio “Missão EM Controlada: para o NEDA-3 e mais além”, promovido pela Novartis, na Reunião do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) 2024. Veja a entrevista na qual o neurologista da Unidade Local de Saúde de São José partilha algumas mensagens da sessão.

Apoios

LundbeckRocheRocheSanofi