Atualidade

20 maio 2019

Numa altura em que se regista um aumento global da esperança média de vida, verifica-se, com maior prevalência, o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento da população, nomeadamente as neurodegenerativas, cuja prevalência também aumenta com a idade. Cresce, consequentemente, a necessidade de novos tratamentos, o que só é possível através de ensaios clínicos. No entanto, em Portugal, a participação em ensaios clínicos ainda levanta muitas dúvidas por parte dos doentes. Por isso, a Alzheimer Portugal organiza, no âmbito do Dia do Ensaio Clínico, a conferência “Ensaios clínicos: Por uma melhor participação do cidadão”, no dia 24 de maio, no auditório Tomé Pires, no INFARMED, em Lisboa.

20 maio 2019

O Prémio ISPA 2019, que visa distinguir jovens cientistas na área da Psicologia e Ciências do Comportamento, foi entregue à Dr.ª Rita Pasion, pelo seu estudo pioneiro dos julgamentos morais na área das Neurociências. Partindo da vontade de perceber “porque é que os idosos são mais propensos a fraudes?”, a investigadora dedicou-se a estudar o efeito da idade na perceção da intenção de alguns atos. O trabalho procurou assim perceber o fenómeno e qual a atividade cerebral envolvida.

20 maio 2019

“Reabilitação na Esclerose Múltipla, Vamos Atuar Agora!” é o mote da Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). A iniciativa decorre nos dias 31 de maio e 1 de junho, na cidade de Aveiro. O programa do encontro já pode ser consultado.

20 maio 2019

“Intervenção em Ciberpsicologia” é o título do novo livro da editora PACTOR, coordenado por duas psicólogas, a Prof.ª Doutora Ivone Patrão e a Prof.ª Doutora Isabel Leal. A obra surge no âmbito da celebração do Dia Mundial da Internet, assinalado no dia 17 de maio. 

06 maio 2019

A Merck anuncia que a Agência Reguladora de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration – FDA) aprovou cladribina comprimidos para o tratamento de adultos com esclerose múltipla surto-remissão (EMSR) e secundária progressiva (EMSP) ativa. Este é o primeiro e único tratamento aprovado pela FDA para a EMSR e EMSP ativa que proporciona uma eficácia demonstrada com um máximo de 20 dias de tratamento oral, nos primeiros dois anos.

 

06 maio 2019

De acordo com um estudo recente, levado a cabo por um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos da América, é possível restaurar sinais de atividade cerebral mesmo sem existir qualquer fluxo sanguíneo no cérebro. Além disso, a investigação demonstrou que o processo da morte dos neurónios pode não ser tão inevitável quanto até agora se pensava. Os resultados foram publicados no último mês de abril na revista Nature.

 

06 maio 2019

“Atualização em diagnóstico e terapêutica de doenças neurológicas” é o tema do Fórum de Neurologia 2019, marcado para os próximos dias 17 e 18 de maio, na Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, em Vila Real. O programa científico já está disponível e pode ser consultado online.

 

06 maio 2019

Foram desenvolvidas quatro guias de aprendizagem que visam facilitar a adesão ao plano terapêutico e melhorar a qualidade de vida das pessoas com esclerose múltipla. Os documentos são da autoria de um grupo de profissionais de saúde, entre os quais quatro enfermeiras, uma neurologista, uma neuropsicóloga e uma nutricionista. O projeto conta com o apoio da farmacêutica Novartis.

 

06 maio 2019

Abrir portas a jovens investigadores e startups portuguesas com projetos inovadores na área das Neurociências é o objetivo do "Building tomorrow together", um programa de ‘Open Innovation’ e mentoring apresentado na última quinta-feira, dia 2 de maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, no decorrer do "Science and Innovation Congress". Uma iniciativa da Roche Portugal, com o apoio da Embaixada Suíça, que convida à apresentação e submissão de ideias e projetos científicos ou tecnológicos.

 

22 Abr. 2019

O Hospital Particular do Algarve – Gambelas, em Faro, começou a contar com a consulta especializada de cefaleias, desde o início deste mês de abril e a decorrer às segundas-feiras de manhã.

 

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.