Atualidade

29 Jun. 2020

A Lancet Neurology, uma das revistas académicas mais conceituadas na área da Neurologia, publicou recentemente um estudo que revela que a utilização de nusinersen, medicamento desenvolvido pela Biogen para o tratamento da atrofia muscular espinhal, traz uma melhoria constante da função motora nos doentes em idade adulta.

29 Jun. 2020

Os Prémios Maratona da Saúde para a investigação em cancro foram atribuídos à Dr.ª Maria do Carmo Pereira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e à Dr.ª Adriana Sánchez Danés da Fundação Champalimaud pelo trabalho que desenvolvem na área do cancro do cérebro.

29 Jun. 2020

A Neurocrine e a Takeda anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver e comercializar moléculas no pipeline de Psiquiatria na fase inicial e intermediária da Takeda. A Takeda concedeu uma licença exclusiva à Neurocrine Biosciences para sete programas de pipeline, incluindo três moléculas em investigação clínica para esquizofrenia, depressão resistente ao tratamento e anedonia.

29 Jun. 2020

“O AVC não fica em casa”. É este o mote da campanha lançada pela Iniciativa Angels, alertando que metade dos hospitais portugueses tratou até menos 50% dos casos de AVC nas últimas semanas. Além disso, reforça também que, mesmo em tempo de pandemia, a patologia tem de ser tratada no hospital.

15 Jun. 2020

O laboratório de Neurossonologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi, no passado dia 25 de maio, reconhecido como Centro de Referência Europeu pela Academia Europeia de Neurologia e pela Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral.

15 Jun. 2020

A maioria dos doentes portugueses com esclerose múltipla (EM) sentiu o impacto da COVID-19 nas suas vidas, sobretudo no que diz respeito à gestão da doença. De acordo com os dados de um estudo nacional feito junto dos doentes de três associações - Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) -, a maioria (55,7%) teve as suas consultas alteradas na sequência da pandemia, com 21,9% a salientarem um acesso mais difícil à medicação, essencial para gerir a doença.

09 Jun. 2020

A Associação Portuguesa de Paramiloidose, em parceria com a Akcea Therapeutics Portugal, organiza no dia 16 de junho o webinar “Paramiloidose: mitos & verdades”. A iniciativa, que decorre pelas 17h00 e assinala o Dia Nacional da Luta contra a Paramiloidose, pretende alargar o conhecimento sobre a doença, clarificar alguns mitos associados, dar a conhecer as terapêuticas e, ainda, sensibilizar para a importância da realização de teste de despiste.

01 Jun. 2020

Compreender o impacto da atual situação da COVID-19 na gestão dos doentes com esclerose múltipla foi o objetivo de uma série de três e-Conferences, promovidas pela Sanofi Genzyme, nos dias 28 e 29 de abril e 4 de maio. A Dr.ª Lívia Sousa, assistente graduada sénior do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Dr. Carlos Capela, neurologista do Hospital Santo António dos Capuchos – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, a Prof.ª Doutora Maria José Sá, assistente graduada sénior no Centro Hospitalar Universitário São João e a Prof.ª Doutora Ana Martins da Silva, assistente graduada de Neurologia no Hospital de Santo António – Centro Hospitalar Universitário do Porto, foram os especialistas responsáveis por dar a conhecer a forma como os centros hospitalares de três regiões do país se adaptaram à nova realidade e partilharem as mais recentes recomendações internacionais sobre a abordagem a estes doentes.

01 Jun. 2020

O inibidor experimental de BTK (enzima tirosina cinase de Bruton) da Sanofi, uma pequena e seletiva  molécula oral, que atravessa a barreira hemato-encefálica, atingiu os objetivos primários e secundários num estudo de fase 2, avaliando a eficácia e a segurança em participantes com esclerose múltipla com surtos. O inibidor de BTK (SAR442168) reduziu significativamente a atividade da doença associada à esclerose múltipla (EM), como comprovado através dos resultados de ressonância magnética (RM).

01 Jun. 2020

"Building tomorrow together" é o nome de um programa de Open Innovation e mentoring da Roche Portugal, com o apoio da Embaixada Suíça. Falamos de dez ideias com potencial para transformar a vida de pessoas com doença neurológica através de fármacos, tratamentos, tecnologias ou dispositivos, que se encontram já em fase de aceleração.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoios

Akcea