Atualidade

17 Jun. 2024

Os adultos que vivem com atrofia muscular espinhal em Portugal têm de percorrer longas distâncias para ir a consultas com especialistas na doença e têm dificuldades em encontrar fisioterapeutas com formação específica. Estes são alguns dos pontos negativos do relatório europeu que avalia a forma como são prestados cuidados a adultos com atrofia muscular espinhal (AME) em 22 países europeus. 

17 Jun. 2024

As bolsas Mulheres na Ciência 2023, financiadas pela L'Oréal Portugal, foram atribuídas às investigadoras Laetitia Gaspar, Cláudia Deus, Sara Silva Pereira e Mariana Osswald, por projetos sobre apneia do sono, doença de Parkinson, infeções parasitárias e tecidos epiteliais.

17 Jun. 2024

Investigadores das universidades de Málaga (UMA) e Alicante (UA), em Espanha, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar a diagnosticar precocemente o transtorno de défice de atenção e hiperatividade (TDAH), uma condição que atinge cerca de 5 % da população.

03 Jun. 2024

A Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), realizada nos dias 3 e 4 de maio, foi palco do simpósio patrocinado pela Lundbeck, intitulado de “O Tratamento Revolucionário para a Enxaqueca”. Moderada pela diretora do Serviço de Neurologia e do Centro de Cefaleias do Hospital da Luz e presidente da SPC, Raquel Gil-Gouveia, a sessão contou com a palestra de Elsa Parreira, que se debruçou sobre as características, resultados e casos clínicos que demonstram a eficácia sustentada, rapidez de ação farmacológica e a segurança deste mais recente anticorpo monoclonal anti-CGRP.

03 Jun. 2024

Uma equipa de investigação internacional, liderada pela Universidade de Lisboa (UL) e pela Universidade de Coimbra (UC), conduziu um estudo para melhor compreender os perfis bioquímicos de doentes diagnosticados com défice cognitivo ligeiro com marcadores de Alzheimer (DCL-DA). Neste âmbito, os cientistas conseguiram identificar dois subgrupos distintos da doença, descoberta que acreditam ter a possibilidade de contribuir para melhorar os ensaios clínicos, fundamentais para o conhecimento e tratamento desta patologia ainda sem cura.

03 Jun. 2024

Um estudo identificou uma mutação genética que leva ao risco de mielomeningocele, o tipo mais grave de espinha bífida e o defeito congénito estrutural mais comum do sistema nervoso central.

03 Jun. 2024

Este medicamento injetável de ação prolongada é administrado uma vez a cada dois meses para o tratamento de manutenção da esquizofrenia em doentes adultos estabilizados. A decisão da CE aplica-se a todos os Estados-membros da União Europeia (UE), bem como à Islândia, Noruega e Liechtenstein.

15 maio 2024

O Hospital de Braga realizou o primeiro novo procedimento de administração subcutânea feito em Portugal. Trata-se de uma terapêutica pioneira para o tratamento de flutuações motoras graves em pessoas com doença de Parkinson avançada, cujos sintomas não são adequadamente controlados por outras terapêuticas. A administração contínua disponibiliza levodopa contínua 24 horas por dia, o que pode ajudar os doentes ao prolongar o período em que os sintomas estão bem controlados, frequentemente designado por tempo "On".

13 maio 2024

Num primeiro ensaio clínico em humanos, com quatro adultos, uma vacina de mRNA contra o cancro reprogramou rapidamente o sistema imunitário para atacar o glioblastoma, o tumor cerebral mais letal, anunciou a Universidade da Florida (UF).

13 maio 2024

A Neuralink, ‘start-up’ que está a desenvolver um implante cerebral, adiantou que corrigiu um problema que reduziu temporariamente a capacidade do seu primeiro paciente em mover o cursor do rato através do pensamento.

Apoios

LundbeckRocheRocheSanofi